O presidente do Instituto Compliance Rio (ICRio), Leandro de Matos Coutinho, e a diretora do órgão, Anna Carvalho, realizaram a palestra “Compliance Anticorrupção” para todos os empregados da Pré-Sal Petróleo, na última terça-feira, 30 de julho. O evento fez parte da Semana da Integridade Pré-Sal Petróleo.
Segundo Coutinho, estudos já comprovam que empresas mais organizadas e sem corrupção alcançam lucros maiores. “O assunto integridade encontra-se na pauta das principais discussões nacionais e internacionais do momento. As empresas estatais, importantes mecanismos de atuação e intervenção do Estado na economia, possuem um papel fundamental no combate à corrupção. A Lei Anticorrupção e a Lei das Estatais trazem os instrumentos necessários para um bom desempenho. A integridade tem que fazer parte da cultura da empresa, que precisa adotar as boas práticas, treinar e conscientizar seus empregados por um modelo de compliance”, explicou.
Coutinho ressaltou que existem desafios importantes a serem endereçados dentro do processo de compliance, principalmente em relação à gestão de consequência, um termo a ser aprendido e incorporado na cultura das organizações. Durante o debate, Anna Carvalho discutiu também a importância dessa cultura estar presente todo o tempo na vida pessoal e profissional, desde o discurso na criação dos filhos até em pequenas ações na rotina da empresa.
O presidente da Pré-Sal Petróleo, José Eduardo Vinhais Gerk, reafirmou o compromisso da alta administração com a cultura ética na companhia. “Prezamos pela integridade empresarial. É fundamental manter os padrões de ética e excelência em todas as nossas atividades. Agir com ética não é apenas uma obrigação legal. É essencial para orientar nossa conduta e garantir uma relação saudável com o mercado”, disse ele.
A Pré-Sal Petróleo conta com uma Política de Integridade e está contratando uma consultoria para implementar seu programa de integridade. Segundo Mauro Braz Rocha, gerente de Controle e Finanças, o programa criará todos os elementos para mitigar os riscos de integridade da empresa, promovendo a cultura ética e, consequentemente, resguardando a sua imagem e reputação. Após a palestra, todos os empregados renovaram seu compromisso com o Código de Ética e Conduta da empresa.
Leia na íntegra: https://www.presalpetroleo.gov.br/noticias/pre-sal-petroleo-promove-debate-sobre-compliance-anticorrupcao/